Consórcios de saúde mantêm contato com Simoni


Ocorreu, na última semana, uma importante reunião entre a Associação Gaúcha de Consórcios Públicos - AGCONP e o secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni. Na ocasião, a diretoria executiva e representantes de consórcios públicos efetivaram a entrega do comprometimento e autorização por parte dos municípios consorciados quanto a manutenção do repasse dos recursos Estado/SUS diretamente aos consórcios. Tal sistemática viabiliza a manutenção dos serviços de média e alta complexidade dentro de um regime consorcial entre os municípios, otimizando os recursos repassados pelo Estado.

Na oportunidade, o secretário ressaltou a importância dos trabalhos desenvolvidos pelos Consórcios Públicos de Saúde e que encontram-se efetivamente ativos, bem como confirmou que os recursos até então repassados terão continuidade. Ciro também repassou informações sobre o pagamento dos recursos da consulta popular.

Segundo a diretoria da AGCONP, a reunião foi de extrema importância, especialmente porque possibilitou estreitar as relações com o Estado e receber o reconhecimento de que os consórcios em saúde tornaram-se alternativas viáveis para que os municípios possam oferecer atendimento em saúde pública com seriedade, qualidade e a custos reduzidos.

A AGCONP também esteve reunida com o superintendente estadual da Funasa, Gustavo de Mello. Ele explanou sobre projetos via consórcio, sobre o abastecimento de água, melhorias sanitárias domiciliares e esgotos. Salientou que os critérios utilizados são os planos de saneamento.

No final do mês, o consórcio estará realizando reunião com todos os municípios que possuam menos de 50 mil habitantes, onde o superintendente da Funasa estará presente.