Consórcio Intermunicipal De Desenvolvimento Sustentável Da Serra Gaúcha - CISGA


Website: http://www.cisga.com.br/. Local: Garibaldi - RS

O CISGA e o Desenvolvimento Regional
Com a finalidade principal de promover economicidade de forma coletiva, bem como implantar iniciativas na promoção do desenvolvimento sustentável, visando a garantir a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, gestores municipais de dez municípios da região da Serra Gaúcha, no ano de 2010, se uniram para implantar na região um Consórcio.
 
Após diversos encontros, estudos e debates, surge o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha – CISGA , através da assinatura do Protocolo de Intenções em 18 de abril de 2011 e posteriormente o lavramento do Contrato de Consórcio Público em 22 de julho de 2011, bem como a publicação de seu estatuto em 14 de outubro de 2011.
 
O CISGA está localizado na região nordeste do estado do Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, sendo formado, atualmente, pelos seguintes municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Fagundes Varela, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Marcos e Veranópolis que juntos formam uma população de 263.790 habitantes, segundo estimativa do IBGE de 2016.
 
Em dezembro de 2011 o CISGA inicia suas atividades operacionais, com a realização de cadastros e registros nos diversos órgãos e organização da sua estrutura operacional. 
 
O principal objetivo do CISGA é atuar na gestão associada dos serviços públicos nas diversas áreas de atuação da administração pública. Consoante a este propósito o Consórcio está habilitado a receber recursos através de convênios ou outros instrumento congêneres para a implementação das ações previstas em seu planejamento. 
 
O CISGA, possui 4 (quatro) Câmara Setoriais: Agricultura, Meio Ambiente, Saúde e Turismo, espaço de debates e fortalecimento das ações desenvolvidas pelos municípios consorciados. 
 
Em 2014 o CISGA debateu e aprovou o Plano Plurianual do CISGA 2015-2018, concebido com forte caráter estratégico, definido em um processo participativo, construindo uma agenda de convergência comum entre os municípios, pensando elementos estratégicos na promoção do desenvolvimento regional.
 
As 10 (dez) Audiências Públicas realizadas aperfeiçoaram os eixos de atuação propostos no PPA: 1- Mobilidade Urbana; 2-Drenagem Urbana; 3- Gestão Ambiental; 4-Habitação; 5- Segurança Pública; 6-Desenvolvimento Econômico; 7- Desenvolvimento do Turismo Regional; 8-Inclusão Social e Direitos Humanos (saúde, educação, cultura, esporte, lazer, políticas sociais e afirmativas).
 
Estes eixos temáticos tem que dialogar  com os PPAs  estadual e federal, o que poderá ajudar inclusive na obtenção dos recursos necessários para passar do planejamento à execução do que é proposto. Estamos em consonância com o processo deflagrado pelo governo federal, que está buscando construir o Sistema Nacional de Planejamento visando a agenda de desenvolvimento territorial.
 
O Plano Plurianual (PPA)  é também um mapa a guiar todos aqueles que trabalham para que o CISGA ofereça cada vez mais qualidade de vida para sua população.
 
Diretoria do CISGA
 
Comitê de Administração:
 
Presidente: Prefeito Waldemar De Carli – Veranópolis
 
Vice-presidente: Prefeito Evandro Kuwer – São Marcos
 
Secretario: Prefeito Antonio Cettolin - Garibaldi